segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Rafael D. Tokuriki - Peter Blake

     Sir Peter Thomas Blake, nasceu em 1932 em Dartford, Inglaterra. Estudou no Gravesend Technical College and School os Art e dois anos mais tarde, estudou artes gráficas no Royal College of Art. Posteriormente foi professor em Royal College of Art em Londres e em St. Martin’s School of Art. Desde estudante que a sua obra reflecte um grande interesse pela arte popular e floclore, as suas obras revelam uma pintura muito naturalista, contendo elementos autobiográficos, optando por uma técnica de construção e desconstrução da imagem e integração de inúmeras colagens.
      Peter Blake antecipou-se aos artistas pop de Nova York, como Roy Lichtenstein e Andy Warhol. Regressou a Londres ewm 1979, cidade onde actualmente reside e trabalha. Foi nomeado Cavaleiro do Império Britânico em 2002, ele vive em Londres com sua segunda esposa, Chrissy.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pierre Bonnard -Luiz Henrique Yamashiro n° 20

Pierre Bonnard nasceu em Fontenay-aux-Rosex,na França, dia 3 de outubro de 1867 e faleceu dia 23 de janeiro de 1947 na cidade Le Cannet.Filho de um chefe do Ministério da Guerra,Bonnard deveria se formar em direito, pela Sorbonne,para cumprir o desejo de seu pai.Mas,depois de dois anos em Paris,inscreveu-se na Academia das Belas Artes e na Academia de Julian,começando a sua carreira.Na academia formou-se um grupo de artistas que Bonnard fazia parte.Esse grupo ficou conhecido por Grupo Nabis, ou Les Nabis.Certo dia, viu uma exposição de arte japonesa e a partir dai foi chamado de o nabi japonês
Em 1925,Bonnard casou-se com Marie Boursin,conhecida por Marthe,que vivia a servir de modelo em algumas de suas obras.Junto com Gauguin,Bonnard foi sem dúvida um dos pintores mais interessantes do grupo dos Nabis.

Crouching nude in the tub

Femme devant un miroir






Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Bonnard

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Andy Warhol- Pop Art- André n. 2

Andy Warhol, nascido Andrew Warhola nasceu em Pittsburgh, no dia 6 de agosto de 1928 e morreu em Nova Jersey, 22 de fevereiro de 1987, foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art. Quando se mudou para Nova York começou a trabalhar como ilustrador de importantes revistas, como Vogue. Em 1961 realizou sua famosa obra usando latas de sopa Campbell. Warhol morreu de uma operação na vesícula e sua célebre frase " No futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos " é famosa até hoje.


Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Andy_Warhol
http://www.arqnet.pt/portal/biografias/warhol.html
 Campbell's Soup Can, obra de Warhol

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Historico da Pop Art. Rodrigo numero 32.

Após a Segunda Guerra Mundial, o expressionismo e toda sua subjetividade dominava o mundo artístico, havendo claramente, naquela época, uma divisão entre a “arte elevada” e a “arte vulgar”. O pop art surgiu como resultado da insatisfação de certos artistas com essa situação de separação entre a arte e as massas.

De fato, a pop art surgiu em meados dos anos 50 na Inglaterra, onde um grupo de artistas, intitulado Independent Group, começou a dar os primeiros passos e a apresentar as bases da nova forma de expressão artística. No entanto, foi na Nova York dos anos 60 que o movimento artístico demonstrou todo seu potencial, chamando a atenção do mundo inteiro.

Como uma crítica ao consumismo e à sociedade do consumo, os artistas da pop art passaram a usar signos estéticos massificados da publicidade e do consumo como forma de arte. Para isso, utilizavam as principais satisfações visuais das pessoas, como comerciais de TV, campanhas publicitárias, histórias em quadrinhos, etc., para aproximar justamente a arte e a vida comum. Entre os materiais artísticos usados, podemos citar a tinta acrílica, o poliéster, o látex, etc.

Os principais artistas da pop art foram Robert Rauschenberg (1925), famoso pelas pinturas com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados; Roy Lichtenstein (1923-1997), com suas obras baseadas nas histórias em quadrinhos e anúncios publicitários; e Andy Warhol (1927-1987), com suas séries de retratos de ídolos da música popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe.
Pintura de Andy Warhol retratando o rosto de Marilyn Monroe.








On the Balcony.
                                                 http://mundoeducacao.uol.com.br/artes/pop-art.htm.

domingo, 16 de outubro de 2011

Definição Pop art Pedro Lopez Fuentes 28 6°A

 Pop – Art é um movimento artístico surgido no final da década de 1950 no Reino Unido e nos Estados Unidos e recebeu esse nome pelo crítico Lawrence Alloway. Trata-se de um estilo artístico baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo, ou seja,eles colavam várias imagens iguais em preto e branco e pintam de diferentes cores. A Pop art propunha que se admitisse a crise da arte que assolava o século XX. Desta maneira, pretendia demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que se costuma chamar de kitsch.
Em relação aos quadros, podemos perceber a predominância de cores utilizadas em tons bem fortes. Nos Estados Unidos, Claes Oldenburg, Andy Warhol, Tom Wesselman e Roy Lichtenstein  e na Inglaterra, David Hockney e Peter Blake foram os maiores artistas da Pop Art.

   Obra de Andy Warhol                   
File:Blake, On the Balcony.jpg

                      











On the Balcony de Peter Blake



Fontes:
http://popapocalypse.wordpress.com/2010/08/11/o-que-e-a-pop-art/
http://www.pitoresco.com.br/art_data/pop_art/index.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_art